Pilhas e baterias usadas

Descubra o que deve ser feito após o consumo e onde descarta-las corretamente.

As Pilhas e Baterias são produtos que possuem em sua composição metais pesados, tais como: mercúrio, chumbo, cádmio, etc., que são altamente tóxicos à saúde e ao meio ambiente.

Se descartadas incorretamente, elas podem amassar ou estourar, vazando estes metais pesados na natureza, causando a contaminação do solo e/ou da água.

É muito importante termos a consciência sobre este descarte adequado para evitarmos essa contaminação ao meio ambiente e à saúde se deixadas em qualquer local o que pode causar doenças sérias se em contato com estes líquidos tóxicos.

Onde devemos armazenar as pilhas e baterias usadas?

As pilhas e baterias, após a troca, a usadas devem ser armazenadas em recipiente plástico reforçado, protegido de calor e umidade, longe de crianças e animais. Caso a pilha venha a estourar, evite o contato com seu conteúdo.

Resolução CONAMA nº 401, publicada em 05 de novembro de 2008, dispõe em seu artigo 15 que “os estabelecimentos de venda de pilhas e baterias referidas no art 1º devem obrigatoriamente conter pontos de recolhimento adequados”.

Se você gera pilhas usadas em sua residência, você poderá descartar as mesmas em pontos de coletas específicos em sua cidade, geralmente em mercados e lojas de materiais elétricos autorizados, pois segundo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), estes resíduos devem ser encaminhados de volta ao fabricante para destinação ambiental correta, isto é a Logística Reversa.

As pilhas e baterias podem ser recicladas, reutilizadas, ou podem passar por algum tipo de tratamento que possibilite um descarte não nocivo ao meio ambiente.

Se sua empresa gera pilhas e baterias em seu processo produtivo e escritórios, deverá dar o destino ambientalmente adequado destes resíduos, enviando para empresas responsáveis pela coleta, tratamento e disposição final adequada, respeitando às legislações e contendo toda documentação necessária, tais como CADRI e MTR.

A Eco Primos Soluções Ambientais tem toda a estrutura e recursos necessário para que seus resíduos de pilhas e baterias sejam destinados de forma correta.

 

Bibliografia:

Colaboração: Natália Uzun Fior Sotta, Analista Ambiental do Grupo Eco Primos. Tecnóloga Ambiental pela FHO e Engenheira Ambiental pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Disponível em: <https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/entenda-por-que-pilhas-e-baterias-nao-podem-ser-descartadas-nos-lixos-comuns#:~:text=Como%20descartar%3F,res%C3%ADduos%20aos%20fabricantes%20ou%20importadoras.>. Acesso em 20.Out.2022

 

Texto publicado em 24 de Outubro de 2022.