Compromisso Socioambiental
:
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), é definido como coleta seletiva aquela cujos resíduos sólidos são previamente segregados conforme sua constituição ou composição. Ou seja, ela consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com suas características físicas, químicas, biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.
Para facilitar esta separação, foi criada uma padronização dos recipientes de coleta, regulamentada no Brasil pelo CONAMA 275/2001, em que cada tipo de resíduo corresponde a uma cor. Confira cada uma delas:
AZUL: papel/papelão;
VERMELHO: plástico;
VERDE: vidro;
AMARELO: metal;
PRETO: madeira;
LARANJA: resíduos perigosos;
BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
ROXO: resíduos radioativos;
MARROM: resíduos orgânicos;
CINZA: resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado não passível de separação.
Reciclagem
Reciclagem é o processo de transformação dos resíduos sólidos que envolve a alteração de suas propriedades físicas, físico-químicas ou biológicas, com vistas à transformação em insumos ou novos produtos, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Reciclar é uma das formas de transformar materiais que seriam descartados em matérias-primas para novos ciclos de produção, economizando água, energia e evitando sobrecargas em aterros sanitários e no meio ambiente.
ESG
O que os três pilares do ESG – Environmental, Social and Governance, que em português significam Ambiental, Social e Governança – podem dizer sobre uma empresa? De maneira resumida, eles são um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de um negócio é socialmente consciente, devidamente sustentável e corretamente gerenciada.
Em outras palavras, diante de um cenário mundial em que são grandes as preocupações tanto com as futuras gerações quanto com a forma como lidamos com a economia, o uso de recursos e o bem-estar das populações, fez-se necessário que as empresas adotassem princípios que atendessem aos diversos indicadores e programas para integrar os fatores sociais, ambientais e de governança.
Para saber se uma empresa está atendendo aos parâmetros ESG, deve-se analisar os seguintes aspectos dentro de cada tópico:
- AMBIENTAL: uso de recursos naturais como a água; a utilização consciente de energia; geração e descarte de resíduos; controles de poluição da água e do ar; emissão de carbono; biodiversidade etc.
- SOCIAL: respeito às leis trabalhistas e aos direitos humanos; satisfação dos clientes; proteção de dados; inclusão de minorias; combate ao trabalho escravo; ascensão de mulheres em cargos de liderança; relacionamento com a comunidade etc.
- GOVERNANÇA: transparência em relatórios contábeis e financeiros; gestão de riscos; conduta corporativa; relacionamento político; interação com órgãos públicos; políticas de transparência e de combate à corrupção; código de conduta; canal de denúncias etc.
SGA ISO14001
A ISO14001 é uma das Normas da Série ISO que consiste em certificar a empresa que tem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Sendo assim, ela pode ser definida como um conjunto de normas, estratégias e procedimentos para gerir uma empresa visando minimizar os impactos de suas atividades no meio ambiente. Seu objetivo é desenvolver uma estrutura interna que proteja o meio ambiente e avalie seus impactos de forma estratégica, buscando o desenvolvimento sustentável e a melhoria nas relações entre a organização e a sociedade.
O GRUPO ECO PRIMOS tem seu SGA, assim como a Certificação ISO14001, desde 2009. Dessa forma, agimos para controlar todos os possíveis impactos ambientais, aprimorar nossos processos através de novas tecnologias e práticas mais sustentáveis, atender à legislação e garantir a confiança de nossos clientes e parceiros pela dedicação ao meio ambiente em cada atividade exercida.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e dos bens de uso comum, essenciais à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (PNEA – Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, Art 1º).
No GRUPO ECO PRIMOS zelamos pela conscientização ambiental e preservação do meio ambiente. Nossos colaboradores são treinados desde o primeiro dia de trabalho às práticas ambientais internas pela integração e diversas campanhas ao longo do ano.
ÁRVORES NATIVAS
O Brasil é considerado um país mega diverso devido à variedade de formações vegetais e ecossistemas, que abrigam uma das floras mais heterogêneas e exuberantes do planeta.
No Brasil, existem cerca de 7.880 espécies arbóreas (FAO, 2005). Mais de 4 mil delas estão presentes no Catálogo de Árvores do Brasil, elaborado pelo Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro. Este catálogo contém cerca de 15 mil nomes comuns e comerciais relacionados aos nomes científicos das respectivas espécies. Nele, são encontradas espécies que ocorrem em todos os biomas brasileiros.
Como resultado da pressão sobre as florestas, muitos ecossistemas são alterados ou até mesmo destruídos, o que leva muitas espécies a condições críticas de sobrevivência.
(Fonte: Sistema Nacional de Informações Florestais – SNIF)
O GRUPO ECO PRIMOS tem uma forte preocupação ambiental. Em sua planta, em Rio Claro, existe uma área conhecida internamente como “Bosque”, onde foram plantados diversos exemplares de árvores nativas. Dentre elas, o Pau-Brasil, o Ipê Rosa, o Ipê Branco, o Jequitibá, a Cabreúva etc.
Além de sermos um dos maiores aparistas de papel do estado, incentivamos a reciclagem de papel. Evitando, assim, o corte de centenas de árvores, ainda que de reflorestamento.