Para entender o que são os polímeros, basta olhar a sua volta: o saco de lixo, a garrafa de água de plástico, o material emborrachado dos seus fones de ouvido, o banco de plástico, entre muitos outros produtos.

Neste artigo, você verá como funciona o processo de reciclagem dos plásticos, quais são os polímeros, sua finalidade e mais informações.

Surgimento dos Polímeros

No século XIX, deu-se o início a manipulação química de polímeros, de forma industrial.

Apesar da falta de conhecimento teórico, a sociedade e indústrias reconheceram o potencial dos polímeros em fornecer materiais inovadores, acessíveis e baratos.

Cientistas e pesquisadores ganharam ainda mais força e relevância durante as Guerras Mundiais, momento histórico marcado por grandes perdas sociais, porém com grandes avanços tecnológicos.

Devido a esses desenvolvimentos tecnológicos, atualmente contamos com centenas de combinações poliméricas que são usadas por toda cadeia industrial, da base ao varejo, do setor alimentício ao segmento automobilístico.

O que são polímeros?

Os polímeros são grandes moléculas, ou macromoléculas feitas por uma ligação química de uma série de blocos de monômeros.

O monômero por sua vez é uma molécula que pode reagir junto com outras moléculas de monômero para formar uma cadeia polimérica maior ou uma rede tridimensional.

A palavra polímero vem das palavras gregas poli, que significa “muitas”, e meros, que significa “partes”, portanto um polímero é conjunto molecular de “muitas partes”.

Pense em um polímero como uma cadeia, com diversos monômeros formando essa cadeia.

Esses monômeros podem ser simples – um, dois ou três átomos – ou podem ser formados por estruturas mais complexas, em forma de anel, contendo uma dúzia ou mais de átomos.

Agora que a definição sobre o que são os polímeros ficou mais clara, vamos nos aprofundar em uma questão fundamental para a indústria plástica: o processo de reciclagem.

Como é feita a reciclagem do plástico?

A reciclagem de plástico consiste nas seguintes etapas:

  • Separação e coleta: é a separação dos resíduos de acordo com o seu material e sua devida coleta com equipamentos adequados;
  • Triagem e valorização: é a fase na qual o material passa pelo processo de triagem retirando impurezas e restos de sujeiras, e a sua devida valorização, fazendo com que ele já possa ser reciclado;
  • Reciclagem: fase em que o material é transformado em matéria-prima para gerar um novo produto;
  • Transformação: fase em que a matéria-prima dá origem a um novo produto.

Existem três principais tipos de reciclagem que geram diferentes tipos de produtos e diversos benefícios, mas o método mais conhecido e mais utilizado é a reciclagem mecânica.

Consiste em transformar os plásticos oriundos de sobra industrial, sobras do processo produtivo, descartados pós-consumo, materiais recuperados no lixo por meio da coleta seletiva, que podem ser utilizados na produção de novos materiais.

Plásticos que podem ser reciclados

Os plásticos são divididos em dois grupos, de acordo com as suas características de fusão ou derretimento: Termoplásticos (podem ser reciclados) e termorrígidos (não derretem quando aquecidos, portanto, não podem ser reciclados).

Os termoplásticos são tipos de plásticos que podem ser reprocessados diversas vezes, pois quando aquecidos amolecem e são remoldados. Como por exemplo, as embalagens, sacolas de supermercado, garrafas PET e frascos de produtos de limpeza e higiene.

São termoplásticos: Polietileno de Baixa Densidade (PEBD), Polietileno de Alta Densidade (PEAD), PVC, Poliestireno (OS), Polipropileno (PP), PET, Poliamidas (como o Nylon).

Já ouviu falar em Polímeros Biodegradáveis?

Os polímeros biodegradáveis ou biopolímeros são compostos químicos produzidos a partir da ação de seres vivos ou fontes de energia renováveis, como cana-de-açúcar, milho e fécula de mandioca.

Na indústria, uma alternativa conhecida é o polietileno (PE) verde, que além de possuir a mesma aplicação do PE de origem fóssil, captura CO2 da atmosfera para a produção.

Esse tipo de biopolímero tem sido utilizado na produção de automóveis, cosméticos, itens de higiene, brinquedos e materiais de limpeza.

A criação de objetos e materiais a base de biopolímeros oferece diversas alternativas para a sustentabilidade.

Fatores econômicos e socioambientais também colaboram para o crescimento do seu uso.

A grande parte dos polímeros sintéticos não sofrem biodegradação, levando milhares de anos para se decompor na natureza, principalmente se descartado incorretamente.

Outra desvantagem diz respeito ao processo de produção desses materiais, que gera grande impacto ambiental.

Por isso, a fabricação de polímeros biodegradáveis é muito importante e muito mais sustentável.

Diversos produtos e embalagens feitos com material plástico reciclado apresentam um símbolo que indica que eles são recicláveis, de acordo com o tipo de plástico do qual são feitos.

Processo de reciclagem dentro da Eco Primos

Buscando o conceito de Produção +Limpa e economia circular, internalizamos o processo de reciclagem dos plásticos dentro da nossa planta, criando a primeira indústria do grupo, a Eco Primos Polímeros.

Com o objetivo de atender de forma integrada o serviço de Gerenciamento Total de Resíduos, internalizamos toda a operação, desde a triagem até a reciclagem dos resíduos plásticos.

Coletamos os resíduos plásticos dos nossos clientes oriundos da cadeia produtiva, trazemos para dentro de nossa planta, realizamos a operação de triagem, classificação e valorização desses materiais.

Após o processo de valorização, esses plásticos são enviados para a reciclagem.

Dentro do processo de reciclagem, temos duas etapas: o moinho, processo responsável por triturar os materiais rígidos; e a etapa da extrusora, processo responsável por extrusar o material, desenhando-o em formato de polímero.

Após esse processo de reciclagem, damos origem aos polímeros classificados como PEBD, PEAD e PP e suas diversas cores: canela, preto, branco, misto, azul e outros. Esses materiais são enfardados e comercializados.

Desta forma garantimos que todas as etapas da reciclagem estejam sob a supervisão do nosso sistema de gestão ambiental, garantindo que sejam executadas dentro dos melhores padrões de produção mais limpa.

Finalidade dos plásticos reciclados

O polímero obtido após a reciclagem de plástico pode dar origem a diversos novos materiais.

Veja alguns exemplos:

PET – Fibra para carpete, tecido, vassoura, embalagem de produtos de limpeza, acessórios diversos.

PEAD – Frascos para produtos de limpeza, óleo para motor, tubulação de esgoto, conduíte.

PVC – Mangueira para jardim, tubulação de esgoto, cones de tráfego, cabos.

PEBD/PELBD – Envelopes, filmes, sacos, sacos para lixo, tubulação para irrigação.

PP – Caixas e cabos para bateria de carro, vassouras, escovas, funil para óleo, caixas, bandejas.

OS – Placas para isolamento térmico, acessórios para escritório, bandejas.

Canela Preto  Azul

Conclusão

O plástico é considerado uma das mais importantes invenções da humanidade, sendo matéria-prima de diversos produtos utilizados no cotidiano.

A aplicação do plástico é atestada pelo ciclo da reciclagem, que viabiliza o consumo sustentável, reduz dos custos de produção e aumenta a eficiência, sem produzir impactos ambientais.

 

Bibliografia:

Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5795350/mod_resource/content/2/2020_2_AUT_2025_AULA_03%20%28Polimeros%20-%20Termo%20fixos%29.pdf>. Acesso em 24.03.2023

Disponível em: <https://www.manualdaquimica.com/quimica-organica/o-que-sao-os-polimeros.htm>. Acesso em 24.03.2023

Texto publicado em 27 de Março de 2023.