Valorização de Resíduos Recicláveis

Valorização de resíduos: dando um novo propósito aos materiais descartados

A valorização de resíduos é o processo que transforma materiais que seriam descartados em recursos valiosos para a cadeia produtiva, agregando valor e prolongando sua vida útil.

No Grupo Eco Primos, somos especialistas nesse processo. Nosso fluxo de trabalho começa com a compra de resíduos recicláveis, como papel, papelão, madeira, sucatas ferrosas e não ferrosas. Esses materiais passam pela etapa de triagem e separação, onde são classificados e identificados por tipo e características.

Em seguida, são encaminhados para o processo de valorização, que inclui descaracterização, trituração, prensagem e enfardamento. Assim, eles se tornam insumos prontos para serem comercializados e transformados em novos produtos, contribuindo para um ciclo produtivo mais sustentável.

Nesse contexto, a Economia Circular desempenha um papel essencial, promovendo o desenvolvimento econômico aliado ao uso eficiente dos recursos naturais. Juntos, construímos um futuro mais responsável e sustentável.

Qual a importância da valorização de resíduos?

Entre os diversos benefícios da valorização estão:

• Redução na demanda de recursos naturais como matéria-prima;
• Redução na emissão de carbono;
• Redução na utilização de recursos naturais nos processos produtivos;
• Potencial de geração de receita por meio da valorização dos resíduos.

Sempre coerentes com os principais conceitos dos órgãos ambientais, todos os resíduos coletados pela Eco Primos Soluções Ambientais são triados, classificados, valorizados e comercializados.

Triagem e valorização de plásticos:

O processo de triagem e valorização de plásticos começa com a separação dos materiais por tipo (PET, PEAD, PP, entre outros), cor e estado (rígido ou flexível).

Na valorização, os plásticos passam por descaracterização, trituração, prensagem e enfardamento, permitindo a sua comercialização como sucata plástica. Além disso, realizamos a industrialização do plástico, transformando-o em polímeros reciclados de alta qualidade, prontos para a fabricação de novos produtos.

Triagem e valorização de papéis/papelão:

Ao receber as aparas de papel e papelão, iniciamos a triagem e separação dos materiais com base em suas características. Em seguida, na etapa de valorização, os resíduos passam pelos processos de descaracterização, trituração, prensagem e enfardamento, preparando-os para comercialização.

Para garantir um processo eficiente de triagem, descaracterização de bobinas e beneficiamento das aparas, contamos com uma estrutura robusta de processamento. Nossa capacidade de produção é de até 20.000 toneladas por mês, em uma área construída de 15.421 m², permitindo atender a grandes volumes com qualidade e agilidade.

Triagem e valorização de sucatas:

Ao receber as sucatas, realizamos a triagem e separação dos materiais conforme suas características, como ferros, alumínio, cobre, entre outros. Após esse processo, as sucatas são valorizadas e preparadas para comercialização.

Para o processamento e comércio de sucatas ferrosas e não ferrosas, contamos com uma infraestrutura especializada, incluindo uma área com piso impermeabilizado, canaletas de contenção e um sistema de separação de água e óleo (SAO).

Além disso, seguimos rigorosamente todos os requisitos de controle de poluição e segurança do trabalho, garantindo processos eficientes e seguros.

Triagem e valorização de madeira:

Ao receber os resíduos de madeira, avaliamos sua condição para recuperação. Se forem passíveis de reaproveitamento, como no caso dos pallets, realizamos o processo de reforma e comercialização. Quando não é possível a recuperação, realizamos a trituração da madeira, transformando-a em cavacos que serão utilizados no processo de biomassa para geração de energia térmica e vapor em caldeiras industriais.

Temos a solução ideal para o seu negócio